ARTIGO

A hora de reduzir custos e ser mais

eficiente no workplace é agora!

A plataforma Desk4Me é ideal para organizar uma política de home office, ao mesmo tempo que se mantém um escritório físico menor, com baixos custos, ágil e agradável.

O novo coronavírus tem se mostrado uma grande ameaça não somente para a saúde pública dos países, mas também para a estabilidade financeira de governos e empresas. E com as expectativas de uma recuperação econômica cada vez mais longe, é hora de pensar em como cortar gastos, mas sem impactar negativamente a capacidade do negócio em dar a volta por cima.


O isolamento social tem se mostrado a arma mais efetiva para o controle da contaminação, o que forçou muitos líderes a liberar o home office para suas equipes. É fato que diversas empresas já estavam adotando o home office, só que de forma bastante limitada e muitas vezes com uso de modelos pouco eficientes. Mas seja esse o seu caso ou não, vários aprendizados poderão vir com essa experiência, que ajudarão a tirar a mística que rodeia a questão de se trabalhar de uma maneira dinâmica, flexível e ágil.


Num primeiro momento, as lideranças poderão perceber que é possível contar com mais tempo do colaborador fora do escritório, e ter resultados até melhores de produtividade. Outro ponto é ter mais dados empíricos para se estudar a possibilidade de diminuir o espaço do escritório. 


Agora é a hora de mostrar que o workplace pode ser menor e mais eficiente


Diminuir o metro quadrado sempre pareceu um desafio, principalmente por conta das barreiras que o home office traz, como questões trabalhistas, e do receio de criar impactos negativos na cultura e performance de times. Mas essa experiência atual vai abrir caminhos para que as áreas envolvidas com gestão de espaço possam, juntamente com o RH, pensar em uma política inteligente de trabalho remoto, o que refletirá diretamente no tamanho do escritório. Muitos têm sido os relatos de aumento de produtividade por parte dos colaboradores neste momento.


E para que isso dê certo, é preciso garantir que na volta à rotina normal, a empresa consiga manter a eficiência e a dinâmica preservadas. Em outras palavras, encontrar o equilíbrio entre dois extremos: um escritório super dimensionado e um onde parte das pessoas está fisicamente no escritório e outra parte está remota.


Para definir uma estratégia de sucesso do Home Office, são vários pontos essenciais que se deve pensar:


  • estrutura do escritório
  • mesas fixas, co-working, compartilhadas e colaborativas
  • mapeamento dinâmico de mesas de trabalho
  • gerenciamento dinâmico do uso das mesas por diferentes perfis e áreas corporativas
  • identificação de jornada de uso e mobilidade interna


Esses são algumas das preocupações que gestores de espaços de trabalho precisam levar em consideração para conseguirem emplacar políticas de home office que maximizem essa prática, ao mesmo tempo que se preserve a necessidade de estar em um workplace.


Políticas de Home Office não excluem a presença física


Manter o escritório é fundamental para preservar a cultura corporativa, e onde a proximidade entre colaboradores permite mais trocas entre os times, além de ser onde os negócios funcionam de uma maneira que se consegue gerar mais sinergias. Certamente, o trabalho remoto tem limites com relação a tudo isso!


Para equilibrar home office e presença física, existem no mercado alternativas que ajudam na organização dessa dinâmica, além de contribuir com a redução de custos. O Desk4Me é uma plataforma baseada no conceito de Employee Experience e Workplace Management, que utiliza tecnologia de ponta de baixo custo, flexível e escalável.


A solução pode ser usada tanto pelos colaboradores como pelos responsáveis pela gestão do workplace, além de contar com um apoio para insights sobre para a melhor gestão do espaço.


Se interessou? Então clique aqui e conheça mais vantagens do Desk4Me.

Compartilhe esse artigo

em suas redes sociais


Ebook - Resolva problemas de gestão de

mesas de trabalho com o Desk4Me


A tecnologia é certamente uma grande aliada para melhorar a gestão das mesas de trabalho nos escritórios. Mas, como saber se ela está sendo efetiva? Como obter um melhor aproveitamento do workplace?


A resposta para essas e outras questões pode ser conferida neste material exclusivo, voltado para os gestores de escritórios. Antes de implementar qualquer tecnologia, é necessário entender as jornadas de uso de espaço dos colaboradores, através da ótica deles.


Cadastre-se e tenha acesso à todas as respostas sobre gestão de mesas de trabalho.